Mundo terá quase 10 bilhões de pessoas em 2050, prevê ONU

NOVA YORK, 23 JUN (ANSA) - O número de habitantes na Terra em 2050 será de mais de 9,8 bilhões de pessoas, informou a Organização das Nações Unidas em relatório divulgado nesta quinta-feira (22). Com isso, o ritmo de crescimento da população será de 83 milhões por ano.   

O "World Population Prospects: The 2017 Revision" foi publicado pelo Departamento para os Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e mostra ainda que a previsão para a população mundial para 2030 será de 8,3 bilhões e para 2100 de 11,2 bilhões de pessoas.   

Segundo os cálculos da entidade, a Índia ultrapassará a China no número de habitantes em 2030. Já a Nigéria superará os Estados Unidos e se tornará a terceira maior população do mundo em 2050.   

Para o continente africano, os especialistas da ONU apontam que haverá o que chamam de "grande crescimento", sendo que a população poderá quadruplicar até o fim deste século. Atualmente, uma em cada seis pessoas do mundo vive na África.   

Contudo, o documento revela que o crescimento demográfico continuará desacelerando até se estabilizar daqui a um século.   

Para se ter ideia, há 50 anos, o alta no número de pessoas era de 2% ano ano e, em 2015, foi de 1,2%. Isso porque, naquela época, as mulheres tinham cerca de 5,1 filhos cada, média que despencou pela metade (2,5) há dois anos.   

Outro dado interessante do relatório é que mais da metade da população mundial mora nos sete países mais populosos do mundo: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Paquistão e Nigéria.   

A pesquisa mostrou também que o mundo está se tornando cada vez mais velho. Em relação a 2017, as estimativas preveem que o número de pessoas que tenham mais de 60 anos passará de 962 milhões para 2,1 bilhões em 2050 e para 3,1 bilhões em 2100.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos