Topo

Papa se reúne com 'ministro do Exterior' ortodoxo russo

27/09/2017 16h17

CIDADE DO VATICANO, 27 SET (ANSA) - O papa Francisco recebeu nesta terça-feira (26), na Casa Santa Marta, no Vaticano, o metropolita Hilarion de Volokolamsk, presidente do Departamento das Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou.   

Segundo a Santa Sé, durante a audiência privada entre os líderes, foram debatidos assuntos como as situações na Síria e no Oriente Médio, onde as duas igrejas dão, "juntas, importância extraordinária".   

Além disso, os representantes das Igrejas Católica e Ortodoxa tocaram em "temas espinhosos" como por exemplo a ideia de "viver juntos o anúncio de Cristo e testemunhá-lo".   

De acordo com especialistas, o encontro acontece pouco tempo depois da visita do secretário de Estado do Vaticano, dom Pietro Parolin, na Rússia, realizada entre 21 e 24 de agosto, e marca a tentativa de uma proximidade entre as duas religiões.   

Em Moscou, o secretário de Estado do Vaticano se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serghei Lavrov, onde debateram as crises na Síria e na Ucrânia. Essa, de fato, foi a primeira visita de um alto representante da Igreja Católica à Rússia nos últimos 18 anos.   

Rumores apontam que a viagem de Parolin pode ter sido uma preparação para uma histórica visita do papa Francisco ao território. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.