Italianos ganham direito de batizar marca como 'Steve Jobs'
NÁPOLES, 28 DEZ (ANSA) - Uma dupla de empreendedores de Nápoles, no sul da Itália, venceu uma batalha na Justiça contra a Apple e ganhou o direito de batizar sua marca de roupas e acessórios de "Steve Jobs".
A empresa foi registrada em 2012, pelos irmãos Vincenzo e Giacomo Barbato, e seu logo é um "J" estilizado e "mordido" que remete à maçã da multinacional norte-americana.
Como era de se esperar, a Apple acionou os italianos nos tribunais da União Europeia, mas o bloco deu ganho de causa para a dupla. O motivo? A fabricante do iPhone não havia registrado a marca de seu fundador.
"Então decidimos fazê-lo", explicam os Barbato, que já produziam roupas, mas para outras marcas. "Estávamos cansados de fabricar para os outros e decidimos criar produtos inovadores com nossa marca, a 'Steve Jobs'", acrescentam.
A sentença em favor dos italianos foi dada em agosto de 2014, pelo Instituto de Harmonização no Mercado Interno da União Europeia, porém apenas agora os irmãos puderam revelar a briga, após um longo percurso para proteger a marca no mundo inteiro.
"A Apple nos atacou por causa de um detalhe do logo: o 'J' mordiscado, remetendo à célebre maçã. Mas uma letra não é uma fruta e, por consequência, aquilo não pode ser uma mordida", justificam.
A UE concordou com o argumento e disse que a letra não pode ser percebida como algo "comestível" pelo público. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
A empresa foi registrada em 2012, pelos irmãos Vincenzo e Giacomo Barbato, e seu logo é um "J" estilizado e "mordido" que remete à maçã da multinacional norte-americana.
Como era de se esperar, a Apple acionou os italianos nos tribunais da União Europeia, mas o bloco deu ganho de causa para a dupla. O motivo? A fabricante do iPhone não havia registrado a marca de seu fundador.
"Então decidimos fazê-lo", explicam os Barbato, que já produziam roupas, mas para outras marcas. "Estávamos cansados de fabricar para os outros e decidimos criar produtos inovadores com nossa marca, a 'Steve Jobs'", acrescentam.
A sentença em favor dos italianos foi dada em agosto de 2014, pelo Instituto de Harmonização no Mercado Interno da União Europeia, porém apenas agora os irmãos puderam revelar a briga, após um longo percurso para proteger a marca no mundo inteiro.
"A Apple nos atacou por causa de um detalhe do logo: o 'J' mordiscado, remetendo à célebre maçã. Mas uma letra não é uma fruta e, por consequência, aquilo não pode ser uma mordida", justificam.
A UE concordou com o argumento e disse que a letra não pode ser percebida como algo "comestível" pelo público. (ANSA)
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