Topo

M5S apresenta candidatos 'civis' às eleições de março

29/01/2018 12h19

ROMA, 29 JAN (ANSA) - O partido italiano Movimento 5 Estrelas (M5S) apresentou nesta segunda-feira (29) seus candidatos "externos" para eleições legislativas de março, ou seja, civis independentes que não haviam vínculo com a legenda, nova estratégia do partido de Beppe Grillo. Na lista, há pesquisadores, acadêmicos, atletas e especialistas.   

Foram apresentados o almirante Rinaldo Veri; a pesquisadora Maria Domenica; o presidente do Fórum Italiano de Deficientes, Vincenzo Zoccano; o acadêmio Mauro Coltorti; a socióloga Cinzia Boniatti; a criminologista especialista em delitos contra mulher Paola Giannakis; o professor Gino Di Manici; o presidente da Ordem dos Advogados da Itália, Mauro Vaglio; o presidente do Potenza Futebol Salvatore Caiata; o cirurgião Pierpaolo Sileri; o jornalista Gianluigi Paragone; e o ex-diretor da SkyTG24 Emilio Carelli.   

Também serão candidatos o empreendedor Angelo Cirulli; o ex-comandante do Corpo de Bombeiros Maurizio Cattoi; o presidente dos Jovens Empreendedores Marco Nardin; a arqueóloga Margherita Corrado; o professor de economia Paolo Biancone, entre outros, como o nadador Domenico Fioravanti e o velista Andrea Mura.   

"Não sou um político. Eu me candidatei ao M5S porque amo a Itália e acredito que qualquer cidadão quer ver um país melhor.   

É um voto de protesto? Quem se importa?", disse Veri.   

Os candidatos foram apresentados pelo deputado do M5S Luigi di Maio, atual vice-presidente da Câmara dos Deputados, em um evento no Templo de Adriano, em Roma. "Para nós, hoje é um dia de orgulho e felicidade, porque apresento todos aqueles que responderam ao nosso apelo. E são excelências, profissionais, empreendedores, professores, campões, médicos, representantes de associações, militares, jornalistas e pesquisadores. O melhor da Itália", disse Maio.   

Os colégios uninominais são circunscrições eleitorais que elegem um representante único para a Assembleia Legislativa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.