Topo

2 bilhões de pessoas não têm acesso à água, diz Unicef

21/03/2018 18h09

ROMA, 21 MAR (ANSA) - De acordo com um relatório divulgado pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por ocasião do Dia Mundial da Água - celebrado nesta quinta-feira (22) - 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso á água limpa.   

Sob o título "Em 22 de março, vamos celebrar o Dia Mundial da Água com as crianças ao redor do mundo", o texto da Unicef também diz que 700 crianças morrem diariamente por conta de doenças contraídas pela água contaminada ou pouca higiene. Ainda de acordo com a instituição, para pelo menos 263 milhões de pessoas são necessários mais de 30 minutos de viagem para coletar água limpa.   

Outras associações, como a ONG Save the Children, também divulgaram balanços sobre o recurso. De acordo com a organização, 1 em cada 5 crianças morre por água contaminada.   

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Nesta data, diversos eventos acontecem com o objetivo de informar as pessoas sobre o uso consciente. Brasil Também visando à conscientização, o Brasil sedia o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília. O tema de 2018 é "Compartilhando Água", e os eventos ocorrem até sexta-feira (23). Por ocasião do Fórum, o Senado aprovou três projetos relacionados à sustentabilidade e à economia de água, dentre eles o de uso obrigatório de torneiras automáticas em banheiros públicos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.