Presidente da Itália convoca chefe da Câmara dos Deputados

ROMA, 23 ABR (ANSA) - O presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, convocou o mandatário da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, do Movimento 5 Estrelas (M5S), para uma reunião às 17h (horário local).   

O chefe de Estado dará a Fico um mandato "exploratório" para ele tentar encontrar uma maioria de governo no Parlamento, após a presidente do Senado, Elisabetta Alberti Casellati, não ter conseguido costurar uma aliança entre a direita e o M5S.   

"Hoje o presidente Mattarella convocou o presidente da Câmara, Roberto Fico, para lhe dar um mandato. Desejo sorte a Roberto e estou certo de que interpretará da melhor maneira possível o que será pedido pelo chefe de Estado", escreveu Luigi Di Maio, líder do M5S, no Twitter.   

Nascido em Nápoles, Fico tem 43 anos e é um dos expoentes do movimento antissistema, mas era tido como adversário de Di Maio nas disputas internas no partido. O presidente da Câmara representa a ala mais "à esquerda" no M5S, e acredita-se que ele ele teria mais condições de costurar um acordo de governo com o Partido Democrático (PD), que comandou o país nos últimos cinco anos.   

O mandato "exploratório" não significa que Fico foi encarregado como primeiro-ministro, e sim que o presidente da República lhe confiou a tarefa de verificar a existência de uma eventual maioria no Parlamento.   

Caso isso não aconteça, Mattarella terá poucas opções à mesa.   

Uma delas seria ele mesmo indicar uma figura de relevo para liderar um governo de prazo e escopo limitados: por exemplo, um gabinete para aprovar um novo sistema eleitoral e levar o país às urnas no ano que vem.   

A outra seria convocar eleições antecipadas já para 2018, mas o presidente não vê essa hipótese com bons olhos, uma vez que o cenário de fragmentação no Parlamento provavelmente se repetiria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos