PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Barco de migrantes chega à Austrália pela 1ª vez em 4 anos

27/08/2018 09h34

CAIRNS, 27 AGO (ANSA) - Um barco de pesca que transportava migrantes do Vietnã conseguiu alcançar a costa da Austrália nesta segunda-feira (27), apesar de o país aplicar uma das políticas migratórias mais rigorosas do mundo. As 15 pessoas que estavam a bordo foram presas.   

Esse é o primeiro episódio do tipo em quatro anos, já que o país tinha zerado as chegadas marítimas até o momento, interceptando as embarcações ainda em alto mar e obrigando os requerentes de asilo a recuarem para Papua Nova Guiné e para a ilha de Nauru.   

A política de linha dura aplicada na Austrália é fortalecida pela campanha chamada "No Way", sob o slogan "You will not make Australia home" (Sem chance. Você não vai fazer da Austrália sua casa, em tradução livre).   

Tal política é citada como exemplo virtuoso de gestão de fluxos migratórios pelo ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini.   

Autoridades ainda procuram por outros migrantes, porque locais avistaram vietnamitas abandonando o barco e correndo por uma área perigosa (devido à presença de animais selvagens).   

O risco é que alguns tenham desaparecido em mangues infestados por crocodilos de água salgada. Peter Dutton, ministro do Interior australiano, atribuiu o episódio a uma falha na segurança. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional