Topo

Após tragédia de Gênova,Itália investiga 5 viadutos em risco

30/01/2019 17h32

GÊNOVA, 30 JAN (ANSA) - Policiais italianos cumpriram nesta quarta-feira (30) mandados de busca e apreensão em escritórios de três empresas, a Autostrade, a SPEA e a UTSA, como parte de uma operação que investiga os riscos de desabamento de cinco pontes no país.   

Os mandados foram cumpridos em Gênova, Milão, Bolonha, Florença e Bari. Nesta operação, ao menos 10 pessoas estariam sendo investigadas, sendo técnicos e dirigentes das empresas. As autoridades alegam que os cinco viadutos analisados estão em "estado crítico" e correm riscos de acidente. As pontes investigadas são as de "Paolillo", na autoestrada que liga Nápoles à Canosa; os de "Pecetti" e "Sei Luci", em Gênova; a ponte "Gargassa", em Rossiglione, e o viaduto "Moro", em Pescara. Em nota, a SPEA garantiu a "total independência, correção formal e substancial, além da transparência das atividades de inspeções técnicas nas estruturas".   

Já a Autostrade, também em comunicado, disse que "não existe nenhum risco para a segurança" nos cinco viadutos citados. As investigações foram incentivadas pela tragédia da Ponte Morandi, que desabou em 14 de agosto de 2018 e matou 43 pessoas.   

Cinco meses após a tragédia, foi estabelecida a data de 8 de fevereiro para que a estrutura seja completamente demolida. No local, será construída uma nova ponte, com projeto assinado pelo renomado arquiteto Renzo Piano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.