Topo

Líder do partido de Merkel assume como Ministra da Defesa

17/07/2019 14h10

BERLIM, 17 JUL (ANSA) - A presidente do partido governista alemão União Democrata Cristão (CDU), Annegret Kramp-Karrenbauer, assumiu nesta quarta-feira (17) o Ministério da Defesa de Berlim, substituindo Ursula von der Leyen, recém-eleita para liderar a Comissão Europeia.   

Karrenbauer assumiu a nomeação em uma cerimônia na sede da Presidência da Alemanha, no Palácio de Bellevue, em Berlim, encabeçada pelo prefeito Michael Muller e pela chanceler Angela Merkel, que completa 65 anos de idade hoje.   

Para evitar novos episódios de tremores nas pernas e nos braços de Merkel, os quais levantaram suspeitas nos últimos meses sobre suas condições de saúde, as mulheres presentes na cerimônia permaneceram sentadas.   

Como prevê a Constituição alemã, Karrenbauer ainda deve prestar juramento diante do Bundestag, o Parlamento do país, antes de assumir os plenos poderes como nova ministra da Defesa. O juramento deve ocorrer nas próximas semanas. Também conhecida pelas iniciais AKK, Karrenbauer tem 56 anos.   

Foi dirigente política regional de Sarre e, em 2018, substituiu Merkel como secretária-geral da CDU. Ela é um dos nomes mais cotados para virar chanceler da Alemanha quando Merkel decidir se afastar.   

No entanto, opositores a criticavam por nunca ter ocupado um cargo de alto escalão no governo. Merkel, por sua vez, preferiu indicar Annegret Kramp- Karrenbauer ao Ministério da Defesa, apesar do preferido ao posto ser o jovem ministro da Saúde, Jens Spahn, de 39 anos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Mais Internacional