Topo

Equipes tentam resgatar alpinista italiano no Paquistão

21/07/2019 12h25

TURIM, 21 JUL (ANSA) - Um alpinista italiano, Francesco Cassaro, ficou gravemente ferido em um acidente em uma montanha do Paquistão neste sábado (20). Equipes de socorro se mobilizam neste domingo (21) para tentar retirar o italiano da montanha Gasherbrum VII, na extensão do Karakoram, no Himalaia.   

Cassaro é médico, originário do Piemonte, e sofreu uma queda durante a escalada. Seu amigo e parceiro no local, Cala Cimenti, deu o alarme às autoridades e disse que o italiano está em estado grave, mas estável. "Ele está lúcido", informou o amigo, que passou toda a madrugada ao lado de Cassaro e em contato com médicos.   

Os familiares do alpinista italiano lançaram um apelo ao ministro das Relações Exteriores da Itália, Enzo Moavero Milanesi. "Senhor ministro, peço sua ajuda. Ajude-nos. Meu irmão está morrendo. Chegamos ao limite. Se um helicóptero não for busca-lo, ele morrerá. Cada minuto perdido é uma probabilidade menor de salvar Francesco. O embaixador no Paquistão está lidando com o caso, mas até agora não conseguiu desbloquear a situação", disse o irmão do alpinista, Stefano Cassardo.   

Em um tuíte, a Farnesina respondeu. "Sobre o apelo lançado pelos familiares do alpinista Francesco Cassardo, o ministro Enzo Moavero confirma que, desde ontem, a Farnesina e a embaixada estão pedindo que as autoridades paquistanesas façam o máximo para socorrê-lo rapidamente", escreveu o governo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.