Topo

Esse conteúdo é antigo

Promotoria de Manhattan estaria investigando Donald Trump por fraude

Promotor não deixou claro o foco da investigação, mas disse que informações de meios de comunicação sobre as práticas empresariais de Trump tornaram claro que havia base legal para intimá-lo - JIM WATSON/AFP
Promotor não deixou claro o foco da investigação, mas disse que informações de meios de comunicação sobre as práticas empresariais de Trump tornaram claro que havia base legal para intimá-lo Imagem: JIM WATSON/AFP

Da ANSA, em Washington (EUA)

03/08/2020 17h51

O Ministério Público de Manhattan deu a entender hoje que está investigando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua empresa por possíveis fraudes bancária e de seguro.

A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times, o qual diz que a revelação foi feita depois que o procurador Cyrus R. Vance apresentou uma nova documentação no tribunal para que o republicano cumpra a intimação para mostrar suas declarações de impostos dos últimos oito anos.

Na semana passada, Trump já havia tentado anular a intimação de Vance, após a Suprema Corte dos EUA decidir que ele não estava imune a investigações criminais estaduais. Na ocasião, o presidente argumentou que a decisão era "extremamente exagerada".

Até o momento, o inquérito parecia em grande parte focado nos pagamentos em dinheiro feito na véspera da eleição presidencial de 2016 a duas mulheres que disseram ter relações com Trump.

No entanto, hoje o promotor não deixou claro o foco da investigação, mas disse que informações "incontestadas" que circularam em meios de comunicação no ano passado sobre as práticas empresariais de Trump tornaram claro que o gabinete tinha uma base legal para intimá-lo.

Vance observa alegações públicas de possível atividade criminosa na Organização Trump e cita investigações de jornais que concluíram que o presidente pode ter inflado ilegalmente seu patrimônio líquido e o valor de suas propriedades a credores e seguradoras.

Ainda de acordo com o NYT, no documento foi incluído um artigo sobre o testemunho no congresso do ex-advogado do magnata Michael Cohen, que acusou Trump de cometer fraude de seguros. A declaração, porém, foi negada pelos advogados do líder americano.