Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump chama coordenadora de resposta à covid-19 de "patética"

Donald Trump, sem máscara, em frente aos médicos Deborah Birx e Anthony Fauci; ele chamou Birx de "patética" após ela fazer um alerta sobre o aumento de casos da covid nos EUA - Drew Angerer/Getty Images
Donald Trump, sem máscara, em frente aos médicos Deborah Birx e Anthony Fauci; ele chamou Birx de "patética" após ela fazer um alerta sobre o aumento de casos da covid nos EUA Imagem: Drew Angerer/Getty Images

03/08/2020 12h53

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou sua coordenadora de resposta à covid-19, Deborah Birx, de "patética", depois que a médica emitiu um alerta sombrio sobre o aumento de casos da doença, agora amplamente disseminada no país.

Irritado com o que ele considera uma cobertura pessimista da mídia sobre sua gestão da pandemia, Trump disse que Birx se curvou à pressão para parecer negativa.

"Deborah mordeu o anzol e nos atingiu. Patética!", tuitou o presidente republicano.

No domingo, Birx declarou à rede CNN que os Estados Unidos, que somam quase 155.000 mortes pela covid-19, estão entrando em uma "nova fase" de propagação viral. "O vírus se propagou de forma extraordinária. Está presente tanto nas zonas rurais como urbanas", apontou.

Trump disse que Birx falou depois de ser atacada pela presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, líder da oposição democrata no Congresso.

Pelosi e outros democratas disseram que Birx, uma renomada especialista em saúde pública, está disposta a adaptar suas mensagens para obter a aprovação de Trump.

"Acredito que o presidente está divulgando desinformação sobre o vírus, e ela foi nomeada por ele. Então, não tenho confiança nela", declarou Pelosi à rede ABC no domingo. A Casa Branca saiu em defesa de Birx após essas declarações.

"É profundamente irresponsável por parte da presidente da Câmara Pelosi tentar repetidamente minar e criar desconfiança pública na dra. Birx, a principal profissional de saúde pública da força-tarefa do coronavírus", tuitou a diretora de Comunicação Estratégica, Alyssa Farah.

Depois da entrevista de Birx à CNN, porém, Trump mudou de tática nesta segunda-feira. "Assim que a Louca Nancy Pelosi disse coisas horríveis sobre a dra. Deborah Birx, atacando-a por ela ser muito positiva sobre o excelente trabalho que estamos fazendo para combater o vírus da China, incluindo Vacinas e Terapêutica (...) Deborah mordeu o anzol. Patética!", tuitou.

O outro importante rosto da resposta médica dos Estados Unidos à pandemia do novo coronavírus, o doutor Anthony Fauci, tem sido frequentemente tratado com grosseria pela Casa Branca e, às vezes, pelo próprio Trump.

As avaliações regulares de Fauci sobre o progresso da doença no país contrariam regularmente as versões mais otimistas promovidas pelo presidente.

Trump chamou Fauci de "alarmista", sugerindo que ele está enganando o público e, na semana passada, disse que era injusto o médico receber índices de aprovação pública muito mais altos do que ele próprio.