Topo

Número de novos casos na Itália aumenta pela 6ª semana seguida

Incidência cumulativa da doença entre 24 de agosto e 6 de setembro foi de 27,89 a cada 100 mil habitantes - Donato Fasano/Getty Images
Incidência cumulativa da doença entre 24 de agosto e 6 de setembro foi de 27,89 a cada 100 mil habitantes Imagem: Donato Fasano/Getty Images

Da ANSA, em Roma

11/09/2020 15h46

O número de novos casos de coronavírus Sars-CoV-2 notificados na Itália registrou um aumento pela sexta semana consecutiva, segundo o relatório do Instituto Superior de Saúde (ISS), órgão ligado ao governo italiano, divulgado hoje.

De acordo com os dados, a incidência cumulativa da doença nos últimos 14 dias — período de 24 de agosto até 6 de setembro — é de 27,89 a cada 100 mil habitantes, um aumento em relação ao período de 6 a 19 de julho.

A maioria dos casos continua a ser contraída no território nacional, enquanto que apenas 15% das novas infecções diagnosticadas na semana analisada foram importadas do estrangeiro.

O documento ainda revelou que houve um aumento no índice nacional de transmissão (Rt) que ultrapassou o limite de 1 por volta do dia 16 de agosto, provavelmente devido às reaberturas realizadas em 4, 18 de maio e 3 de junho. Já entre o período de 20 de agosto e 2 de setembro, o Rt calculado nos casos sintomáticos foi igual a 1,14.

"No entanto, o índice nacional de transmissão deve ser interpretado com cautela neste momento particular da epidemia. O Rt nacional deve ser interpretado levando-se em consideração os dados de incidência", acrescenta o texto do ISS e do Ministério da Saúde da Itália.

O relatório também explica que nas duas semanas anteriores houve um aumento na taxa de ocupação de leitos, tanto na área médica como na unidade de terapia intensiva, em todas as regiões.

Idade Média - A idade média das pessoas que contraíram a Covid-19 nas últimas semanas voltou a subir e é cerca de 35 anos. Em particular, os cidadãos com mais de 50 anos representam 28% dos casos registrados entre 24 de agosto e 6 de setembro. Nas duas semanas anteriores, a cifra era de pouco mais de 20%.

"Num contexto de antecipada reabertura das atividades comerciais, incluindo locais de encontro, e aumento da mobilidade, existem agora sinais de maior transmissão em território nacional, no domicílio e família, com circulação também em pessoas com mais idade", informa o relatório.

Hoje, a Itália registrou mais 1.616 novos casos e 10 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde. Com isso, o país tem 284.796 infectados na pandemia desde o mês de fevereiro.