OMS propõe criação de 'banco de amostras' de patógenos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs nesta sexta-feira (13) criar um banco mundial com amostras de patógenos - vírus, bactérias, fungos, entre outros - para acelerar a resposta a crises sanitárias globais, dadas as dificuldades vividas durante a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.
"A pandemia nos mostrou que é urgente a necessidade de ter um sistema coordenado, em nível global, para o compartilhamento de amostras clínicas e de materiais patogênicos. Estamos propondo uma nova abordagem, que inclui um depósito para as amostras clínicas e de materiais patogênicos gerido pela OMS em uma estrutura suíça segura", disse o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Gebreyesus.
A fala ocorreu durante o discurso de fechamento da 73ª Assembleia Mundial da Saúde e Adhanom afirmou que o "compartilhamento das amostras pode facilitar o rápido desenvolvimento de contramedidas médicas consideradas como bens públicos globais".
"Esse compartilhamento não pode ser baseado sobre acordos bilaterais e não pode demorar anos de negociação", acrescentou ainda, pontuando que a doação dos materiais deve ser feita de "maneira voluntária" e que a "OMS pode facilitar a transferência e o uso dos materiais e de uma série de itens com critérios - com base nos quais a OMS os distribuirá".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.