Topo

Agência da UE autoriza voos de Boeing 737 Max

Agência da UE autoriza voos de Boeing 737 Max - Lindsey Wasson/Reuters
Agência da UE autoriza voos de Boeing 737 Max Imagem: Lindsey Wasson/Reuters

27/01/2021 16h17

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (Easa, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira (27) que deu aval para o retorno das operações do Boeing 737 Max no bloco.

Em comunicado, o regulador ressaltou que a liberação foi feita após um pacote de atualizações em softwares, parte elétrica, verificações de manutenção, além de mudanças no manual de operações e treinamento da tripulação.

As novas modificações vão permitir que aeronave voe com segurança no espaço aéreo europeu após quase dois anos.

Hoje, a autoridade reguladora de aviação civil do Reino Unido (CAA, na sigla em inglês) também aprovou o retorno do Boeing 737 Max aos céus, depois da autorização dada pela UE, Estados Unidos, Brasil e Canadá.

As operações do modelo foram suspensas no mundo todo devido a tragédias ocorridas em 29 de outubro de 2018, com a empresa indonésia Lion Air, e em 10 de março de 2019, com a etíope Ethiopian Airlines. A primeira deixou 189 pessoas mortas no Mar de Java, enquanto a segunda causou 157 vítimas.

Nos dois casos, os computadores de bordo fizeram o sistema de segurança do avião forçar seu nariz para baixo logo depois da decolagem.