Topo

Esse conteúdo é antigo

Dona de jornal pró-democracia fechado em Hong Kong vai encerrar atividades

22.jun.2021 - O logotipo da Next Digital e do jornal pró-democracia Apple Daily é visto em sua sede em Hong Kon - PETER PARKS / AFP
22.jun.2021 - O logotipo da Next Digital e do jornal pró-democracia Apple Daily é visto em sua sede em Hong Kon Imagem: PETER PARKS / AFP

Da Ansa, em Pequim

30/06/2021 08h57Atualizada em 30/06/2021 09h33

O grupo de mídia Next Digital, a holding do magnata pró-democracia Jimmy Lai, encerrará suas operações a partir desta quarta-feira (1º), informam diversos jornais da região.

A empresa é a dona do jornal "Apple Daily", que também parou de ser publicado neste mês após uma grande operação da polícia de Hong Kong. A ação culminou com a prisão de cinco diretores e o congelamento de cerca de 18 milhões de dólares locais (cerca de R$ 11 milhões) em ativos. O periódico havia sido lançado em 1995.

Já Lai está preso desde o ano passado e foi condenado em abril deste ano por ajudar na organização das manifestações pró-democracia em Hong Kong em 2019. Ele, assim como os diretores do "Apple Daily", responde ainda por violação da polêmica lei de segurança nacional.

A legislação, aprovada em junho do ano passado, endureceu crimes que considera relacionados à secessão, ao conluio com agentes estrangeiros e ao terrorismo. Governos ocidentais acusam a China de endurecer a lei para impedir que a população do território autônomo possa se expressar livremente.

Além de publicar o "Apple Daily", a Next Digital ainda tem em seu portfólio a Next Magazine e o Taiwan Apple Daily. Sobre este último, o jornal estatal chinês "Global Times" informou que os ativos serão vendidos pela empresa de Hong Kong.