Biden anunciará na Europa novas sanções contra políticos russos
Durante sua viagem à Europa iniciada hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciará mais uma série de sanções contra a Rússia devido à invasão ao território ucraniano.
"Biden anunciará novas sanções contra figuras políticas, oligarcas e entidades russas", afirmou o chefe de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, em conversa com repórteres a bordo do Air Force One com destino a Bruxelas.
Ontem, Sullivan já havia antecipado que os líderes ocidentais vão impor novas punições contra o governo de Vladimir Putin pela guerra na Ucrânia amanhã.
O presidente americano participará das cúpulas do Conselho Europeu e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Bruxelas. "Biden e líderes da Otan discutirão como fortalecer o flanco oriental da aliança", acrescentou o conselheiro dos EUA.
Segundo Sullivan, Biden aproveitará sua viagem para consultar seus aliados sobre a ameaça de armas químicas e ataques cibernéticos da Rússia, além de falar sobre a China, tendo em vista a cúpula que a Europa terá com Pequim nos próximos dias.
Gás
A União Europeia está tentando fechar um acordo com o governo americano para fornecimento extra de gás natural liquefeito, um tipo diferente do ofertado pela Rússia.
"Amanhã iremos discutir com o presidente Biden como priorizar entregas de GNL nos próximos meses", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Sullivan, no entanto, antecipou que os Estados Unidos "vão avaliar formas de aumentar o fornecimento de gás natural liquefeito para a Europa nas próximas semanas.
"O que os Estados Unidos podem fazer para ajudar a Europa ser menos dependente da Rússia tem sido objeto de intensas discussões nos últimos dias e o presidente Biden falará sobre isso na sexta-feira em particular com Ursula von der Leyen", concluiu Sullivan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.