Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden cita 'ameaça real' de russos usarem armas químicas na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo*

23/03/2022 10h16Atualizada em 23/03/2022 11h18

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que há uma ameaça real de uso de armas químicas pela Rússia na guerra contra a Ucrânia. É a segunda vez nesta semana que Biden sugere que a Rússia está criando pretextos para atacar com armas químicas e biológicas.

Biden foi questionado por repórteres na saída da Casa Branca. Ele embarca hoje para a Europa, onde enfrenta uma maratona diplomática. Amanhã, ele participará de três cúpulas internacionais em Bruxelas: da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), do G7 e da União Europeia.

Armas químicas são qualquer artefato que tenha toxinas ou substâncias químicas que atacam o corpo humano. Armas biológicas são usadas para disseminar propositalmente agentes patogênicos perigosos.

O presidente Biden não apresentou evidências de que a Rússia planeja usar armas químicas e biológicas contra a Ucrânia. Antes da invasão, em 24 de fevereiro, os Estados Unidos diziam que a Rússia criaria uma falsa narrativa para justificar o ataque —o que aconteceu. O governo de Vladimir Putin diz que sua "operação militar" tem como objetivo "desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia".

Ontem, uma fonte sênior de Defesa dos EUA afirmou que não foi identificada nenhuma prova concreta de um ataque iminente da Rússia com armas químicas ou biológicas na Ucrânia, mas os Estados Unidos seguem monitorando a situação de perto.

Na segunda-feira (21), Biden afirmou que o presidente russo Vladimir Putin "está contra a parede e agora está falando sobre novas bandeiras falsas, inclusive afirmando que nós na América temos armas biológicas e químicas na Europa. Simplesmente não é verdade".

Biden ressaltou que a Ucrânia também é acusada de ter armas químicas e biológicas no país —a Rússia confirmou o ataque a um shopping em Kiev sob a alegação de que o espaço era usado como depósito de armas.

Alemanha adverte Rússia sobre armas químicas e biológicas

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, advertiu o presidente Vladimir Putin sobre um possível uso de armas biológicas ou químicas na Ucrânia, informou o jornal Die Zeit.

Scholz diz que as declarações do governo russo de que a Ucrânia está desenvolvendo armas ou que os Estados Unidos querem usá-las parecem "como uma ameaça implícita de que o próprio Putin está considerando usar essas armas", afirmou o chanceler.

"É por isso que era importante para mim dizer a ele muito clara e diretamente: Isso seria inaceitável e imperdoável", disse Scholz ao Die Zeit.

Ontem, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido trocaram acusações em uma reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU.

Os comentários foram feitos por diplomatas a repórteres após a Rússia levantar a questão de um vazamento de amônia na cidade sitiada de Sumy, no nordeste da Ucrânia —culpando "grupos radicais nacionalistas ucranianos". Segundo o vice-embaixador da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, as tropas russas "nunca planejaram ou realizaram ataques contra instalações ucranianas onde substâncias tóxicas são armazenadas ou produzidas".

É difícil não concluir -dado seu histórico no Reino Unido, na Rússia contra Alexei Navalny, dado o que vimos na Síria- que isso pode ser um prelúdio para que os próprios russos criem algum tipo de ataque falso com armas químicas.
Embaixadora britânica na ONU, Barbara Woodward, a repórteres

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, rechaçou as acusações da Rússia como "ridículas".

"Nossa preocupação é que isto seja um precursor para os planos da Rússia para usar armas químicas."

*Com informações da Reuters