Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

EUA dizem que militares russos cometeram crimes de guerra na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 15h49

Os Estados Unidos afirmaram hoje que o exército russo cometeu "crimes de guerra" na Ucrânia. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado, Antony Blinken.

"Hoje posso anunciar que, com a informação atualmente disponível, o governo dos Estados Unidos avalia que membros das forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia", afirmou em comunicado.

No 28º dia de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, são poucas as sinalizações de que as negociações entre os dois países possam avançar e colocar um fim ao conflito. Um novo bombardeio em Kiev também foi registrado.

Biden fala em 'ameaça real' de armas químicas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que há uma ameaça real de uso de armas químicas pela Rússia na guerra contra a Ucrânia. É a segunda vez nesta semana que o democrata sugere que os russos estão criando pretextos para atacar com armas químicas e biológicas.

Armas químicas são qualquer artefato que tenha toxinas ou substâncias químicas que atacam o corpo humano. Armas biológicas são usadas para disseminar propositalmente agentes patogênicos perigosos.

O presidente Biden, no entanto, não apresentou evidências de que a Rússia planeja usá-las. O governo de Vladimir Putin diz que sua "operação militar" tem como objetivo "desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ontem, uma fonte sênior de Defesa dos EUA afirmou que não foi identificada nenhuma prova concreta de um ataque iminente da Rússia com armas químicas ou biológicas na Ucrânia, mas os Estados Unidos seguem monitorando a situação de perto.

Biden falou com repórteres na saída da Casa Branca. Ele embarca hoje para a Europa, onde enfrenta uma maratona diplomática. Amanhã, ele participará de três cúpulas internacionais em Bruxelas: da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), do G7 e da União Europeia.

Ucrânia diz que Rússia saqueou laboratório com material radioativo

Uma agência estatal da Ucrânia disse hoje que tropas da Rússia invadiram e saquearam um laboratório em Chernobyl. De acordo com o órgão, o local fazia o monitoramento de resíduos radioativos.

"O laboratório contém amostras altamente radioativas, que agora estão nas mãos do inimigo. Esperamos que eles machuquem a si mesmos, e não o mundo civilizado", disse a agência em publicação no Facebook.

O local, que teria sido construído com financiamento da União Europeia, teria equipamentos para monitorar a radiação que não existem em nenhum outro lugar do continente.

Logo após o início de uma invasão, em 24 de fevereiro, as forças russas assumiram o controle do território em torno do local, onde aconteceu o pior acidente nuclear do mundo, em 1986. Também houve ataques à planta de Zaporizhzia, a maior usina nuclear na Europa.