Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Mais de cinco milhões de ucranianos fugiram da guerra, diz ONU

26.mar.2022 - Refugiados da Ucrânia fazem fila por bilhetes de trem em Przemysl, na Polônia - Angelos Tzortzinis / AFP
26.mar.2022 - Refugiados da Ucrânia fazem fila por bilhetes de trem em Przemysl, na Polônia Imagem: Angelos Tzortzinis / AFP

20/04/2022 08h02

A guerra na Ucrânia superou a marca de 5 milhões de refugiados, segundo dados das Nações Unidas.

O portal da agência da ONU para refugiados (Acnur) dedicado à crise ucraniana mostra que, por volta de 7h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20), a cifra de deslocados internacionais em função da invasão russa era de pelo menos 5.034.439, sendo que mais da metade (2,8 milhões) cruzou a fronteira com a Polônia.

Outros importantes países de destino são Romênia (757 mil), Hungria (471 mil), Moldávia (427 mil), Eslováquia (343 mil) e Belarus (24 mil), além da própria Rússia (550 mil) - a soma de todos é maior que o total de refugiados porque leva em conta pessoas que atravessaram a fronteira entre Romênia e Moldávia, de acordo com o Acnur.

Para efeito de comparação, o número de refugiados ucranianos no mundo até junho de 2021, segundo a agência da ONU, era de 53,5 mil. O total de deslocados internacionais contabilizados pelo Acnur desde o início da guerra representa mais de 10% da população da Ucrânia, que era de 44 milhões de pessoas até a invasão.

No entanto, o crescimento dessa cifra vem desacelerando: foram necessários oito dias de guerra para chegar a 1 milhão de refugiados, mais cinco dias para alcançar 2 milhões, outros sete dias para ultrapassar 3 milhões, mais 16 dias para 4 milhões e, por fim, outros 19 dias para superar a marca de 5 milhões de deslocados internacionais.

Após um primeiro mês com bombardeios por quase toda a Ucrânia, inclusive nos arredores da capital Kiev, a guerra agora se concentra no leste do país, já que a Rússia tenta conquistar o chamado Donbass, região oriental onde ficam os territórios separatistas de Donetsk e Lugansk.

Essa zona é um dos principais polos industriais da Ucrânia e também conta com uma grande população de maioria étnica russa.