Topo

Esse conteúdo é antigo

Líderes da UE discutirão adesão da Ucrânia em junho

21 fev. 2022 - Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, em entrevista coletiva em Bruxelas, Bélgica - Kenzo Tribouillard/AFP
21 fev. 2022 - Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, em entrevista coletiva em Bruxelas, Bélgica Imagem: Kenzo Tribouillard/AFP

12/05/2022 14h34Atualizada em 12/05/2022 14h34

Os líderes da União Europeia vão discutir no próximo mês de junho o pedido da Ucrânia para assumir o status de país candidato a entrar no bloco.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Ministério das Relações Exteriores da França, nação que ocupa a presidência rotativa da UE.

"O pedido da Ucrânia, atualmente sob análise da Comissão Europeia, será objeto de uma discussão em nível de líderes durante o Conselho Europeu do próximo mês de junho", afirmou a pasta.

A Comissão Europeia é o poder Executivo da UE e prometeu emitir seu parecer sobre o pedido de adesão de Kiev até junho. Já o Conselho Europeu é o principal órgão político do bloco e reúne os chefes de Estado ou de governo dos 27 Estados-membros.

A próxima reunião ordinária do Conselho Europeu está marcada para 23 e 24 de junho, em Bruxelas. Mesmo com um eventual parecer positivo da Comissão Europeia, cabe ao Conselho Europeu abrir oficialmente as negociações.

Atualmente, existem cinco países candidatos a entrar na UE (Albânia, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Turquia), e o processo de adesão pode levar anos para ser concluído.