Russos tomam controle de 2ª maior usina de energia da Ucrânia
As tropas russas tomaram controle da segunda maior usina de geração de energia da Ucrânia, informou o governo de Kiev nesta quinta-feira (28). A central a carvão, construída ainda na era soviética, está localizada em Vuhlehirsk, na região de Donetsk.
Em uma fala publicada em um vídeo no YouTube, um dos assessores da presidência, Oleksiy Arestovych, afirmou que os russos "conseguiram uma pequena vantagem tática" ao conquistar a usina.
O assessor de Volodymyr Zelensky ainda informou que Moscou determinou um "deslocamento maciço" de seus militares e equipamentos em direção ao sul do país para ocupar principalmente posições em Kherson, Melitopol e Zaporizhzhia.
Essas cidades já são controladas pelos russos e, segundo informações do próprio governo, "referendos" de anexação à Rússia devem ser realizados nos próximos meses.
Após tentar fazer ataques por todo o território ucraniano, o Kremlin fez uma mudança na ação militar se concentrando nas áreas do Donbass - onde ficam Lugansk e Donetsk, regiões que se autodeclararam independentes - e o sul do país, especialmente, nas áreas próximas à Crimeia - anexada unilateralmente por Moscou em 2014.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.