Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Russos tomam controle de 2ª maior usina de energia da Ucrânia

13.jul.22 - Usina térmica de Vuhlehirsk queima à distância após um bombardeio perto da cidade de Svitlodarsk, região de Donetsk - GLEB GARANICH/REUTERS
13.jul.22 - Usina térmica de Vuhlehirsk queima à distância após um bombardeio perto da cidade de Svitlodarsk, região de Donetsk Imagem: GLEB GARANICH/REUTERS

28/07/2022 12h29Atualizada em 28/07/2022 12h48

As tropas russas tomaram controle da segunda maior usina de geração de energia da Ucrânia, informou o governo de Kiev nesta quinta-feira (28). A central a carvão, construída ainda na era soviética, está localizada em Vuhlehirsk, na região de Donetsk.

Em uma fala publicada em um vídeo no YouTube, um dos assessores da presidência, Oleksiy Arestovych, afirmou que os russos "conseguiram uma pequena vantagem tática" ao conquistar a usina.

O assessor de Volodymyr Zelensky ainda informou que Moscou determinou um "deslocamento maciço" de seus militares e equipamentos em direção ao sul do país para ocupar principalmente posições em Kherson, Melitopol e Zaporizhzhia.

Essas cidades já são controladas pelos russos e, segundo informações do próprio governo, "referendos" de anexação à Rússia devem ser realizados nos próximos meses.

Após tentar fazer ataques por todo o território ucraniano, o Kremlin fez uma mudança na ação militar se concentrando nas áreas do Donbass - onde ficam Lugansk e Donetsk, regiões que se autodeclararam independentes - e o sul do país, especialmente, nas áreas próximas à Crimeia - anexada unilateralmente por Moscou em 2014.