Unifil denuncia novo ataque de Israel contra missão no Líbano

ROMA, 25 OUT (ANSA) - A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) reportou nesta sexta-feira (25) um novo ataque de Israel contra uma de seus postos no sul do país árabe.   

Segundo comunicado da Unifil, o episódio ocorreu na última terça (22), quando soldados israelenses abriram fogo contra a missão de paz perto do vilarejo de Dhayra.   

"Os capacetes azuis [como são chamados os soldados da ONU] em serviço observavam os soldados das Forças de Defesa de Israel [IDF] que conduziam operações de desalojamento de casas nas proximidades. Após perceberem que eram observados, os soldados [israelenses] atiraram, e os militares [da Unifil] se retiraram para não ser atingidos", diz a força das Nações Unidas.   

Ainda de acordo com o comunicado, a situação de segurança no sul do Líbano é "extremamente difícil". Além do ataque israelense de quarta-feira, a Unifil relatou pelo menos três outros incidentes com disparos não identificados contra postos da missão.   

Israel já pediu a retirada das tropas da força da ONU da região e "danificou deliberadamente câmeras, iluminações e equipamentos de comunicação" em algumas bases, segundo o comunicado.   

A postura incomodou a comunidade internacional e os países integrantes da Unifil, como a Itália, que disse que a força não aceita ordens de Tel Aviv. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes