Taiwan inaugura igreja em forma de sapatinho de cristal 'para atrair mulheres'

  • Pichi Chuang/Reuters

    Igreja construída em Taiwan em formato de sapato alto será inaugurada em fevereiro

    Igreja construída em Taiwan em formato de sapato alto será inaugurada em fevereiro

Uma igreja de 16 metros de altura feita de vidro e em forma de sapatinho de cristal foi construída em Taiwan, aparentemente para atrair mais mulheres.

A igreja fica na província litorânea de Chiayi e, com seu formato de um enorme salto, parece ter sido perdida por uma Cinderela gigante em fuga.

O edifício foi feito com 320 painéis de vidro colorido azul e tem mais de dez metros de largura. O custo da construção: 23 milhões de novos dólares taiwaneses (cerca de R$ 2,7 milhões).

A igreja deve ser aberta ao público no dia 8 de fevereiro, a tempo do Ano-Novo Chinês.

Imagens aéreas mostram que a construção inclui um palco aberto, também em azul, com refletores.

Inspiração

A igreja em forma de sapatinho de cristal foi ideia do órgão local responsável pelo turismo. Pan Tsuei-ping, gerente da instituição, disse à BBC que a igreja não será usada para missas de rotina, apenas sessões de fotos de casamento e as próprias cerimônias de casamento.

"Nosso plano é fazer um local feliz e romântico. Toda menina imagina como será quando se vestir de noiva", afirmou.

O sapato-igreja foi criado para homenagear uma mulher da região, e sua história não tem nada a ver com o mito de Cinderela. Na década de 1960, Wang era uma jovem pobre de 24 anos que morava nas redondezas, ficou doente e teve as duas pernas amputadas, o que levou ao cancelamento de seu casamento. Ela continuou solteira e passou o resto da vida morando em uma igreja.

Reprodução/BBC
Vista aérea da inusitada igreja em formato de salto

Críticas

A igreja do sapatinho de cristal não foi unanimidade nas redes sociais.

"Além de cópia , que tipo de padrão esta igreja tem?", perguntou um taiuanês no fórum da web PTT. "Por que desta vez as pessoas não falam [que a igreja] está objetificando as mulheres?", disse uma outra usuária do fórum.

"O que as autoridades estavam pensando quando encomendaram esta construção horrível naquela área? Só é desrespeitoso", disse um usuário da rede de microblog chinesa Weibo. Outra usuária do Weibo, Jessie Chou, afirmou: "De qualquer modo, eu uso chinelo..."

No entanto, outras usuárias da rede defenderam a igreja do sapatinho de cristal. "Se o sapato serve, por que não usar? Eu gosto, é mais bonita que a maioria das igrejas modernas", disse Lao Fu Qing. Outra usuária, da província de Shandong, afirmou: "A maioria das meninas adora contos de fadas, é ótimo que as autoridades queiram se concentrar nas mulheres pelo menos uma vez."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos