Topo

A polêmica decisão de um professor chinês de dar notas maiores para quem tem mais contatos online

Sarah Jenkins and Kerry Allen - BBC News

14/03/2019 14h57

Para passarem no trabalho, era preciso adicionar pelo menos 1 mil novos contatos, dizem os alunos do Universidade de Economia e Direito de Henan, na China central.

Um professor universitário na China decidiu distribuir uma tarefa atípica, que tem dividido opiniões. Ele pediu aos alunos que adicionassem o maior número de contatos possível no aplicativo de mensagens WeChat, o equivalente chinês do WhatsApp.

O trabalho era parte de um curso de administração de mídias sociais e a nota seria proporcional ao número de "novos amigos" adicionados.

Os alunos matriculados na disciplina Internet e Mídia na Universidade de Economia e Direito de Henan, na China central, disseram que era preciso incluir pelo menos 1 mil novos contatos para não perder média nem zerar o trabalho, que representava 30% da nota final.

O WeChat tem mais de um bilhão de usuários. É a rede social mais popular da China.

Críticas ao método

Mas o trabalho dado pelo professor não agradou a muitos dos alunos, que começaram a procurar a imprensa e usar outras redes sociais para reclamar. Um dos estudantes mandou uma mensagem para a plataforma chinesa Pear Video para informar que se tratava de um trabalho "extremamente extenuante".

Outro aluno, que manteve o anonimato, disse: "Eu uso o WeChat há vários anos e tenho apenas 100 amigos [emoji de choro]. Todo mundo está uma pilha de nervos".

O professor rebateu as críticas. "A turma vai se formar em novas mídias e em mídia online. Essa é uma disciplina central. O que estamos dizendo é que depois, quando esses alunos procurarem trabalho, eles terão as habilidades básicas para esse tipo de operação de mídia social."

O relato inicialmente divulgado no Pear Video sobre o trabalho foi visto por mais de 7 milhões de pessoas no Sina Weibo, a versão chinesa do Twitter, e atraiu mais de 10 mil comentários.

A hashtag #GradedOnNumberOfWeChatFriends (#FormadoEmNúmeroDeAmigosNoWeChat, em tradução livre) já foi usada mais de 23 mil vezes no Sina Weibo.

Alguns usuários, no entanto, defenderam o professor.

Um integrante do Weibo disse que, apesar de parecer uma tarefa difícil, é completamente "razoável".

Outro questionou a lógica por trás de fazer com que alunos adicionem o maior número de contatos possível ao aplicativo. "Ter contatos no WeChat não é o mesmo que ter amigos reais. Não seria apenas um marketing maldoso?"


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=jqcHMpdR0yk

https://www.youtube.com/watch?v=FC06YANQkx8

https://www.youtube.com/watch?v=1XYNl91Zh7c