Topo

Incêndio em Notre-Dame: os trinta minutos cruciais que impediram a destruição total da catedral

Bombeiros fizeram "parede de água" para impedir que fogo chegasse às duas torres da catedral - Benoit Moser/Pompiers de Paris/PA
Bombeiros fizeram 'parede de água' para impedir que fogo chegasse às duas torres da catedral Imagem: Benoit Moser/Pompiers de Paris/PA

16/04/2019 17h31

Secretário de estado francês destaca o esforço de bombeiros, que arriscaram suas vidas para correr contra o tempo salvando o monumento.

Os 850 anos de idade da catedral de Notre-Dame foram salvos de uma destruição completa graças a uma janela de tempo de 15 a 30 minutos, segundo afirmou o secretário de Estado do Interior da França.

Laurent Nuñez exaltou a "coragem e determinação" dos bombeiros que "arriscaram suas próprias vidas" para salvar a estrutura principal e as duas torres da catedral. Por outro lado, não resistiram ao incêndio o telhado e a agulha do monumento.

"Sabemos que tudo se resumiu a 15-30 minutos", declarou Nuñez, acrescentando que a polícia e os bombeiros passarão as próximas 48 horas avaliando a segurança atual da estrutura.

"Estes agentes colocaram suas vidas em risco para atacar o incêndio desde o interior (da catedral), o que permitiu salvar a construção."

Parte da estratégia essencial usada pelos bombeiros foi criar uma espécie de parede de água entre o segmento da construção que pegava fogo e as duas torres da fachada oeste.

Segundo o governo francês, cerca de 500 bombeiros participaram da operação.

Reconstrução deve durar cinco anos, diz Macron

A causa do incêndio ainda é desconhecida.

O promotor Rémy Heitz, porém, disse que sua equipe acredita na "teoria de um acidente", mas que 50 pessoas foram designadas para investigar a origem do fogo.

Outros representantes de órgãos públicos já sugeriram que o incidente está relacionado a obras de restauração que estavam em curso na catedral.

Agora, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que serão necessários cinco anos para que a reconstrução aconteça - tornando, segundo Macron, a igreja "ainda mais bonita".

"Vamos transformar esta catástrofe em uma oportunidade de união", disse.

Mas Eric Fischer, diretor da fundação designada para restaurar a catedral de Estrasburgo - também na França, e com 1000 anos de idade - disse à agência AFP que a reconstrução de Notre-Dame pode levar "décadas".


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=1zV6RegNYYE

https://www.youtube.com/watch?v=y4a4HD4toPk&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=7jgve-iHMEo&t=14s