Topo

Quem é Fredrick Brennan, criador arrependido do fórum de ódio frequentado por autor do massacre de El Paso

Fredrick Brennan, criador do fórum 8chan, pede que fechem a plataforma - Reprodução/Twitter
Fredrick Brennan, criador do fórum 8chan, pede que fechem a plataforma Imagem: Reprodução/Twitter

06/08/2019 13h58

Programador de 25 anos lançou a plataforma em 2013, mas se desvinculou da mesma há três anos.

Tornou-se algo comum: após ataques de atiradores, parte-se para investigar se o suspeito era ativo no fórum digital 8chan.

Essa espécie de rede social, que nasceu como o "paraíso" da liberdade de expressão, se tornou um ponto de encontro quase obrigatório de pessoas extremistas e violentas.

No 8chan, foram difundidas, por exemplo, as ideias dos autores do massacre em mesquitas da Nova Zelândia, em março, e do ataque a tiros em uma sinagoga na Califórnia, em abril.

Por isso, não surpreende ver relatos de que a plataforma também teria sido usada para disseminar a mensagem de ódio aos imigrantes do atirador que matou pelo menos 22 pessoas em um supermercado, no sábado (03), em El Paso, cidade a poucos quilômetros da fronteira entre os EUA e o México, no Texas.

Mas quem está por trás deste fórum que abriga comentários racistas e ideias extremistas?

Gênio da informática

O 8chan foi fundado em 2013 por Fredrick Brennan, um programador de 25 anos conhecido pelo apelido de "Hotwheels". Nascido em Nova York, ele mora atualmente nas Filipinas.

Brennan sofre de osteogênese imperfeita, condição rara que tem como principal característica a fragilidade dos ossos, que quebram com facilidade - conhecida também como "ossos de vidro".

O jovem, que se movimenta em uma cadeira de rodas, usa braços mecânicos para realizar as tarefas diárias, como abrir a torneira ou pegar comida no armário.

Desde pequeno ele mostrava vocação para informática. Aos 13 anos, já havia criado seu primeiro programa de computador.

"Atrás do teclado, não importa que meu corpo não funcione corretamente", disse ele à rede Aljazeera em 2014.

Frustração com o 4chan

Em entrevista em 2015, Brennan contou que estava frustrado com o resultado do 4chan, um fórum similar na internet, e queria lançar uma alternativa baseada na liberdade de expressão ilimitada. Por isso, decidiu criar o 8chan.

Em 2016, no entanto, Brennan deixou o comando do site e o cedeu a Jim Watkins, veterano do Exército americano que também vive nas Filipinas.

Desde então, o programador diz ter se distanciado de tudo relacioado ao 8chan, como os manifestos de incitação à violência que acontecem ali.

Após o massacre de sábado em El Paso, Brennan mostrou sua indignação no Twitter:

"Outro tiroteio do 8chan?", escreveu. "Será que em algum momento poderei seguir adiante com a minha vida?"

Após dizer que o site nunca vai dar dinheiro, acabou pedindo a Watkins que lhe fizesse um favor e fechasse a plataforma.

No domingo, o programador rogou ao jornal americano The New York Times: "Fechem o site".

"Não é bom para o mundo. É completamente negativo para todo mundo, exceto para os usuários que estão lá. E sabe de uma coisa? Também é ruim para eles. E eles simplesmente não se dão conta disso", acrescentou.

"Assassinos estão usando (a plataforma), mas parece que eles não se importam", afirmou Brennan, fazendo referência ao administrador da página.

Embora o 8chan não apareça nos resultados de pesquisa do Google, a Alexa Internet, companhia que fornece dados de tráfego online, afirma que a plataforma está entre os 5 mil sites mais importantes do mundo.

Como o 8chan se manteve ativo?

Inicialmente, a empresa que gerencia o registro de domínio do 8chan, a Tucows, disse que não tinha planos de cancelar o registro no site.

Após a repercussão negativa, no entanto, anunciou ontem que não prestaria mais serviço ao fórum.

Outra empresa chave para isso é a Cloudflare, que protege sites contra ataques na internet.

A Cloudflare é extremamente relutante em retirar seus serviços de qualquer site, independentemente do tema, e só fez isso em um caso de grande repercussão envolvendo um site neonazista.

Logo após o ataque em El Paso, o presidente-executivo da Cloudflare, Matthew Prince, disse que a empresa continuaria a apoiar o 8chan.

Mas, no domingo, comunicou que a companhia deixaria de prestar seus serviços, já que "o 8chan provou ser repetidas vezes um poço sem fundo de ódio".

"Mesmo que o 8chan não tenha violado nenhuma lei ao se recusar a moderar sua comunidade cheia de ódio, eles criaram um ambiente que se deleita em violar seu espírito."

Na segunda-feira, o site ficou fora do ar após postar a seguinte mensagem em seu perfil no Twitter: "Pode haver algum período de inatividade nas próximas 24 ou 48 horas enquanto encontramos uma solução".

Brennan disse ao jornal The New York Times que duvidava que Watkins ganhasse dinheiro com o 8chan, uma vez que o site é gratuito e seu conteúdo tóxico afasta anunciantes.

Em entrevista ao site BuzzFeed em 2017, Watkins afirmou que o 8chan "não dava dinheiro, mas era muito divertido".

Brennan tem esperança de que a pressão social faça com que Watkins mude de ideia e feche o 8chan para sempre.

"Por quanto tempo vão permitir que isso continue?", questiona.