Topo

Esse conteúdo é antigo

As incríveis imagens do urso da idade do gelo encontrado praticamente intacto na Rússia

Urso da idade do gelo foi achado nas ilhas Lyakhovsky, no nordeste da Rússia - North-Eastern Federal University
Urso da idade do gelo foi achado nas ilhas Lyakhovsky, no nordeste da Rússia Imagem: North-Eastern Federal University

17/09/2020 10h25Atualizada em 17/09/2020 11h48

Pastores de renas no Ártico russo desenterraram os restos perfeitamente preservados de um urso da idade do gelo, informou a NEFU (Universidade Federal do Nordeste da Rússia) na segunda-feira (14).

O urso foi exposto pelo derretimento do permafrost nas ilhas Lyakhovsky, parte do arquipélago das Novas Ilhas Siberianas, no nordeste da Rússia.

Com os dentes e o nariz intactos, acredita-se que o urso seja uma espécie de urso-pardo que viveu de 22 mil a 39,5 mil anos atrás.

Seus restos mortais serão estudados na NEFU, localizada na cidade de Yakutsk, no leste da Rússia.

Com tecido mole

Lena Grigorieva, pesquisadora de Paleontologia do NEFU, disse à BBC que o animal seria um antigo parente do urso-pardo, uma espécie que vive hoje na Eurásia e na América do Norte.

Acredita-se que o animal seja um antigo parente do urso-pardo - North-Eastern Federal University - North-Eastern Federal University
Acredita-se que o animal seja um antigo parente do urso-pardo
Imagem: North-Eastern Federal University

Cientistas da universidade, conhecidos por suas pesquisas com mamutes-lanosos e outras espécies pré-históricas, acreditam que a descoberta não tem precedentes.

Grigorieva disse que o urso foi "a primeira e única descoberta desse tipo" a ser recuperada inteira com "tecido mole", de acordo com um comunicado da NEFU.

Uma análise está sendo feita para determinar a idade do urso - North-Eastern Federal University - North-Eastern Federal University
Uma análise está sendo feita para determinar a idade do urso
Imagem: North-Eastern Federal University

"Ele está completamente preservado, com todos os órgãos internos no lugar, até o nariz", disse Grigorieva.

"Anteriormente, apenas crânios e ossos haviam sido encontrados. Esta descoberta é de grande importância para todo o mundo", acrescentou.

A universidade também disse que vai convidar outros cientistas russos para participar do estudo, com mais detalhes a serem anunciados em breve.

Agora, "é necessário fazer uma análise de radiocarbono para determinar a idade precisa do urso", acrescentou a universidade, citando Maxim Cheprasov, pesquisador do laboratório do Museu Yakutsk Mammoth.

Mais descobertas

Além desse urso, o cadáver preservado de um filhote também foi encontrado na região de Yakutia, no extremo leste da Rússia, de acordo com a NEFU.

O urso foi encontrado por pastores de renas no permafrost da Sibéria - North-Eastern Federal University - North-Eastern Federal University
O urso foi encontrado por pastores de renas no permafrost da Sibéria
Imagem: North-Eastern Federal University

Em 2019, um filhote de 18 mil anos foi encontrado perfeitamente preservado, com dentes e pelo, no permafrost da Sibéria.