Topo

Esse conteúdo é antigo

Como decisão de Putin escala a crise na Europa

O presidente russo Vladimir Putin fez discurso em que desafiou potências ocidentais - Sergei Karpukhin/Getty Images
O presidente russo Vladimir Putin fez discurso em que desafiou potências ocidentais Imagem: Sergei Karpukhin/Getty Images

21/02/2022 19h21

Presidente russo fez discurso de quase uma hora em que reconheceu independência de regiões separatistas na Ucrânia e desafiou o Ocidente.

O discurso do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda (21/02), em que reconheceu formalmente a independência de duas regiões no leste da Ucrânia, colocou em marcha uma série de movimentações de potências ocidentais como resposta ao pronunciamento, feito ao vivo na TV russa.

A União Europeia, o Reino Unido e os Estados Unidos já adiantaram, sem entrar em detalhes, que planejam sanções a indivíduos e entidades que estejam ligados ao governo russo nesse contexto.

É esperado que o passo seguinte ao reconhecimento da independência das regiões de Donetsk e Luhansk seja a invasão dessas áreas por tropas russas, o que poderia detonar um conflito em larga escala.

Putin já anunciou que forças militares russas serão enviadas para "manter a paz" nessas regiões em que atuam rebeldes apoiados por Moscou.

James Landale, correspondente diplomático da BBC, analisa que a decisão de Putin representa "uma escalada significativa da crise sobre a Ucrânia".

No seu discurso televisionado, Putin dedicou um bom tempo para falar da história das relações entre Rússia e Ucrânia e disse, sem apresentar evidências, que Kiev atende os desejos do Ocidente.

"A América usou a Ucrânia e a Geórgia [outra ex-república soviética] para implementar políticas anti-Rússia", disse Putin.

"Você não queria que nós fôssemos amigos", disse o líder russo, "mas também não precisava nos fazer de inimigos.

A correspondente para o Leste Europeu da BBC, Sarah Rainsford, observa que "parecia que o presidente russo tirava uma mágoa de quase 20 anos do peito e partia para o revide".

Em outro momento do pronunciamento, ele afirmou que a Rússia foi "roubada" com o colapso da União Soviética em 1991.

Durante seu discurso de quase 1 hora, Putin afirmou que a Ucrânia moderna foi "criada" pela Rússia.

"Para a Rússia, a Ucrânia não é apenas um país vizinho, mas parte da nossa história, dos nossos camaradas e parentes", afirmou.

Provocações

O tom e conteúdo do discurso, na análise de James Landale, representou uma mudança substancial na posição russa.

Até recentemente, ele observa, Putin seus ministros falavam da necessidade de retomar a negociação em torno dos acordos de Minsk - que definiria um arranjo político no leste da Ucrânia baseado em forma de federalismo dentro do território do país.

A decisão de Putin "mata o processo".

Para o correspondente diplomático, o momento é para observar como as potências ocidentais vão reagir e quais serão os impactos das prováveis sanções a serem anunciadas.

Outro ponto do pronunciamento desta segunda foi dedicado a combater a expansão da Otan, a aliança militar do Atlântico-Norte, em direção à Rússia.

Segundo Putin, os Estados Unidos e a Otan transformaram a Ucrânia em um "teatro de guerra".

Sarah Rainsford afirma que está ocorrendo um "jogo de provocações entre Rússia e Ocidente rapidamente escalando para um confronto".


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=MdCVbpreFbs

https://www.youtube.com/watch?v=btEuHGpwOpw

https://www.youtube.com/watch?v=yo0u_bKwcf0