Topo

1968: Iniciadas obras do túnel sob o Rio Elba

19/06/2018 04h19

No dia 19 de junho de 1968 começou a ser construído um novo túnel por debaixo do Rio Elba, em Hamburgo. Com 3,3 quilômetros de extensão, ele é um dos maiores túneis do mundo construído por debaixo de um rio.A cidade portuária de Hamburgo, no norte da Alemanha, já dispunha desde 1911 de um túnel por sob do Rio Elba. Seus 426,5 metros de extensão ligam os bairros de Sankt Pauli e Steinwerder. Com o passar do tempo, porém, ele ficou pequeno para a grande demanda.

O novo túnel sob o Elba (Neue Elbtunnel) começou a ser construído em 19 de junho de 1968. Ao mesmo tempo em que liga os bairros hamburgueses de Othmarschen e Waltershof, ele é um importante trecho da rodovia que dá acesso ao norte da Alemanha e à Dinamarca.

Aberto ao tráfego em 10 de janeiro de 1975, o túnel fica a 28 metros de profundidade e tem uma extensão de 3.325 metros, dos quais 1.056 metros estão sob o leito do rio.

Segurança é prioridade

Inicialmente, o túnel tinha apenas três pistas de duas faixas cada uma. Dependendo do fluxo de trânsito, elas ainda hoje podem ser abertas para o mesmo sentido ou para sentidos opostos. Uma equipe de controle e vigilância, apoiada por 72 monitores de vídeo, está de plantão 24 horas para garantir a segurança dos usuários. A passagem pelo túnel é gratuita.

Se necessário, há possibilidade de controlar o trânsito com a sinalização ou diretamente, através de alto-falantes. Os longos engarrafamentos dos anos 1990 motivaram a construção de uma quarta pista, cujas obras foram iniciadas em 1995. A inauguração do novo trecho, de 3.096 metros, foi em 26 de outubro de 2002.

A segurança tem grande prioridade. Um exemplo é o sistema automático de medição instalado pouco antes da entrada do túnel e que mede a altura dos caminhões. Se o veículo tiver mais de quatro metros de altura, a pista onde ele se encontra é fechada imediatamente. (rw)