Topo

Epidemia de sarampo ameaça os yanomami, diz ONG

Baixa imunidade pode provocar mortes entre os yanomami - BBC
Baixa imunidade pode provocar mortes entre os yanomami Imagem: BBC

01/07/2018 12h04

Entidades que lutam pela defesa dos povos indígenas no Brasil e na Venezuela alertaram para um grave surto de sarampo que estaria ameaçando os yanomani, a maior comunidade isolada na Amazônia.

A ONG Survival International alertou que os yanomani têm baixa imunidade à doença, o que poderia resultar em centenas de mortes caso medidas de emergência não sejam adotadas.

Segundo a ONG, milhares de garimpeiros invadiram a região, e eles podem ser a fonte do surto. A entidade denunciou que as autoridades não tomaram as providências necessária para removê-los do local.

"Estamos enfrentando muitos problemas, principalmente com o aumento do garimpo", afirmou Dario Kopenawa Yanomami, da ONG Yanomami Hutukara. "Sabemos que aproximadamente 10 mil garimpeiros estão na terra indígena yanomani."

"Estamos correndo riscos, nossos rios estão poluídos, contaminados com mercúrio. Os peixes morrem, as crianças pegam diarreia e essa série de doenças que está aparecendo", afirmou.

Ao menos 23 indígenas foram levados para um hospital em Boa Vista, no estado de Roraima, mas a maioria dos que foram contaminados pela doença vive em locais remotos, sem cuidados médicos. Na Venezuela, a Survival International pediu que as autoridades enviem assistência médica para as comunidades mais isoladas.

"Quando indígenas são afetados por doenças comuns, como sarampo e gripe, às quais eles não conheciam, muitos morrem, e populações inteiras podem ser exterminadas. Estes povos são os mais vulneráveis do planeta. A assistência médica urgente é a única coisa prevenindo essas comunidades de serem devastadas", afirmou Stephen Corry, diretor da Survival International.