Topo

Soldado que morreu ao salvar vítimas em boate é enterrado com honras

Manuel Pérez Bella

Em Santa Maria (RS)

28/01/2013 14h28

O soldado Leonardo de Lima Machado, que morreu na madrugada de domingo (28) no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), ao tentar salvar outras pessoas que estavam no local, foi enterrado nesta segunda-feira com honras militares.

SAIBA MAIS

  • Veja lista com 231 nomes de mortos na boate

  • "Meu filho morreu, meu filho morreu!", diz mãe
    ao ver nome em lista; veja mais depoimentos

  • Incêndio em boate de Santa Maria é o terceiro mais fatal da história; relembre outros casos

  • Veja a repercussão internacional da tragédia

Machado, de 26 anos, conseguiu escapar com vida das chamas que se apoderaram da boate durante uma festa universitária, mas voltou a entrar duas vezes no local e, na segunda, ficou preso e morreu junto com outras 230 pessoas.

"Ele tirou sua namorada, a deixou na calçada em frente e voltou a entrar para ajudar outros", explicou à agência de notícias Efe o cabo Gilmar Geison Buscher, companheiro de Machado no primeiro regimento de carros de combate do Exército.

Buscher o descreveu como "um exemplar profissional e uma pessoa excelente", enquanto vários de seus colegas acrescentaram que ele era, antes de tudo, "um camarada".

O soldado herói foi enterrado hoje na presença de dezenas de familiares, amigos e colegas do Exército, que lhe renderam honras militares no Cemitério Municipal de Santa Maria.

Os militares receberam o caixão, que estava coberto com uma bandeira do Brasil, com três salvas de tiros de fuzil ao chão e toques fúnebres de corneta.

Dezenas de pessoas presentes então aplaudiram os familiares que, profundamente comovidos, choraram durante toda a cerimônia, na qual receberam ainda a bandeira nacional depois que o caixão foi colocado na cova.

O incêndio, iniciado aparentemente durante um espetáculo pirotécnico em uma apresentação de um grupo musical, teve saldo de pelo menos 231 mortos e mais de cem feridos, em sua maioria estudantes universitários.

Além do soldado herói, outros sete militares faleceram no acidente.

Nas primeiras horas de hoje, o Exército enviou um pelotão de soldados com vassouras e escovas para fazer uma limpeza geral no Cemitério Municipal, no qual serão enterrados cerca de 40 vítimas do incêndio.