Topo

Rei Salman troca irmão por sobrinho como príncipe herdeiro da Arábia Saudita

O rei Salman bin Abdul Aziz (à esq.) também determinou que seu filho, Mohammed bin Salman, seja príncipe herdeiro adjunto - King Faisal Foundation - 1.mar.2015/AFP
O rei Salman bin Abdul Aziz (à esq.) também determinou que seu filho, Mohammed bin Salman, seja príncipe herdeiro adjunto Imagem: King Faisal Foundation - 1.mar.2015/AFP

29/04/2015 01h30

O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul Aziz, que chegou ao poder em janeiro, substituiu como príncipe herdeiro seu irmão Muqrin bin Abdul Aziz e nomeou para o posto seu sobrinho Mohammed bin Nayef, 55, informou nesta quarta-feira (29) a televisão estatal do país.

Salman também determinou que seu filho, Mohammed bin Salman, seja príncipe herdeiro adjunto e substituiu o veterano ministro das Relações Exteriores, Saud al Faisal, pelo atual embaixador do país em Washington, Adel al Jubeir.

Logo após chegar ao trono, no dia 23 de janeiro deste ano pela morte de seu meio-irmão Abdullah, o rei Salman, 79, tinha designado Bin Nayef como o segundo na linha sucessória, atrás apenas de Muqrin, agora afastado do poder.

Além da designação como segundo herdeiro ao trono, seu filho Mohammed assumirá também o Ministério da Defesa saudita.

Nascido em Jidá em 1959, o novo príncipe herdeiro e ministro do Interior é filho de Naif bin Abdul Aziz, irmão já morto do atual rei. Estudou ciências políticas nos Estados Unidos, com especialização em assuntos militares e na luta contra o terrorismo.

Em agosto de 2009, Bin Nayef, então vice-ministro para Assuntos de Segurança do Ministério do Interior, saiu ileso de uma tentativa de assassinato em uma operação da Al Qaeda na Arábia Saudita.

Além disso, o rei Salman escolheu Mufrej al Haqbani como novo ministro do Trabalho, designando o atual titular da pasta, Adel al Fakieh, para o Ministério de Economia e Planejamento.

Segundo a emissora catariana "Al Jazeera", o príncipe Muqrin pediu para deixar o cargo de herdeiro. Além disso, o canal afirmou que a escolha de Bin Nayef é "uma mudança enorme para a Arábia Saudita porque esta é a primeira vez que um neto do fundador do país, em vez do filho, é nomeado príncipe herdeiro".