Topo

Suspeito foragido pode ter planejado atentado a jogo na Bélgica, diz jornal

AFP
Imagem: AFP

Em Bruxelas

17/11/2015 09h30

Salah Abdeslam, sobre quem pesa uma ordem de detenção internacional por seu suposto envolvimento nos atentados de Paris, teria sido levado da capital francesa até as imediações do estádio Roi Baudouin, em Bruxelas, onde aconteceria nesta terça-feira o amistoso entre Bélgica e Espanha, que foi adiado.

"Os serviços de inteligência dispõem de indicações sólidas de que (ele) prepara um atentado em nosso país. Tememos que queira morrer como um mártir", publicou hoje o jornal "Het Laatste Nieuws", que advertiu que Abdeslam é um indivíduo "perigoso, que fugiu e não tem nada a perder".

Segundo o periódico flamengo "Het Nieuswblad", Mohammed Amri e Hamza Attou, os dois acusados de terrorismo na Bélgica por terem conexão com os atentados de Paris, deram explicações contraditórias durante os interrogatórios policiais, e um deles (Attou) afirmou que Abdeslam tinha sido levado por eles no sábado até o estádio de futebol.

Segundo Amri, eles o teriam deixado no distrito de Molenbeek, onde a polícia realizou uma extensa operação de busca e apreensão ontem.

O amistoso que seria disputado hoje entre as seleções da Bélgica e da Espanha no estádio Roi Baudouin, foi suspenso, seguindo o conselho do Centro de Crise belga. Representantes da Federação Espanhola, da Federação Belga e da polícia decidiram pelo cancelamento da partida pelo "risco real de atentado".