Terrorista comprou detonadores na França antes de ataques a Paris
Salah Abdeslam, um dos terroristas procurados por envolvimento nos atentados de 13 de novembro em Paris (França), comprou uma dezena de detonadores para montar coletes explosivos em uma loja a cerca de 35 quilômetros da capital francesa, pouco mais de um mês antes dos ataques.
O jornal "Le Parisien" revelou neste sábado (28) que o gerente da empresa, localizada na cidade de Saint Ouen l'Aumône, reconheceu Abdeslam na ficha de foragido e acionou a polícia para informar que ele tinha passado por seu estabelecimento.
Segundo o gerente, o criminoso foi até sua loja entre o fim de setembro e o início de outubro e apresentou a carteira de motorista como identificação. Antes de fazer a compra, perguntou se os detonadores eram realmente "eficazes" e "confiáveis".
O fato de Abdeslam estar no país semanas antes de cometer os atentados não surpreende os investigadores, que constataram que ele fez várias viagens entre Molenbeek, em Bruxelas (Bélgica), onde vivia, e a França. Um exemplo é que dois dias antes dos ataques a câmera de segurança de um posto de gasolina da cidade de Ressons-sur-Matz, ao norte de Paris, gravou a passagem de um dos carros utilizados nos atentados.
Os investigadores analisam a hipótese de que Abdeslam tinha a intenção de se explodir com o colete, da mesma forma que os sete jihadistas suicidas que agiram no dia 13 nos atentados de Paris e que deixaram 130 pessoas mortas e mais de 350 feridas.
Um desses coletes foi encontrado no sul de Paris, na região onde o terrorista passou a noite dos atentados antes de ir para Bruxelas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.