Topo

Hillary e Trump lideram caucus de Iowa, segundo última pesquisa

30/01/2016 23h13

Washington, 30 jan (EFE).- Hillary Clinton, pelos democratas, e Donald Trump, entre os republicanos, lideram a última pesquisa publicada neste sábado pelo principal jornal de Iowa, o "Des Moines Register", para os caucus desse estado que acontecem na próxima segunda-feira.

A pesquisa mostra que o multimilionário recuperou vantagem em relação a seu rival mais forte até o momento, o senador pelo Texas Ted Cruz, enquanto a ex-secretária de Estado mantém sua pequena vantagem sobre o senador por Vermont, Bernie Sanders.

Trump atinge assim 28% das intenções de voto entre os eleitores republicanos, e Cruz 23%, embora o legislador tenha mais popularidade que o magnata.

Enquanto o ex-governador pela Flórida Jeb Bush e o governador de Nova Jersey, Chris Christie, candidatos do aparelho do partido, não conseguem sair de sua estagnação (2% e 3% respectivamente), o senador pela Flórida Marco Rubio aparece em terceiro lugar com 15%, seguido pelo neurocirurgião Ben Carson com 10%.

Entre os democratas, Hillary manteve controle sobre sua estreita vantagem sobre Sanders, atingindo 45% dos votos entre os constituintes da assembleia democrata, enquanto o senador chega a 42% e o terceiro dos candidatos, o ex-governador de Maryland Martin O'Malley aparece muito longe, com apenas 3% de apoio.

O apoio da também ex-primeira dama é de 3 pontos percentuais mais sobre o obtido em uma pesquisa realizada pelo mesmo jornal no começo do mês, enquanto Sanders soma 2%.

A pesquisa foi feita entre 26 e 29 de janeiro com 602 eleitores democratas registrados em Iowa e outros 602 eleitores republicanos registrados no mesmo estado e sua margem de erro é de mais menos quatro pontos percentuais.