Topo

Imagens de satélite mostram pouca atividade em reator nuclear norte-coreano

KCNA/AFP
Imagem: KCNA/AFP

Em Seul

05/03/2016 02h48

Imagens recentes de satélite mostram que o reator nuclear da Coreia do Norte em Yongbyon está funcionando "com baixo rendimento ou de maneira intermitente", segundo detalharam neste sábado analistas do Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional (Isis, sigla em inglês).

As imagens, tomadas no dia 21 de fevereiro, não mostram nem descarga de água para refrigeração, nem vapor emitido pelo edifício de turbinas do complexo.

Isso refletiria o que foi afirmado em análises prévias, nas quais se ressaltou que ao longo do último ano a atividade foi pequena ou intermitente em Yongbyon, segundo os analistas do instituto, que tem sede nos Estados Unidos.

O reator de grafite de Yongbyon foi a fonte através da qual a Coreia do Norte obteve plutônio para fabricar e realizar testes de bombas nucleares, o último deles no dia 6 de janeiro.

Na análise do Isis também se destaca a atividade nula que se observa em torno do laboratório radioquímico das instalações, onde ocorre o tratamento do combustível gasto para a obtenção de plutônio.

Esta avaliação contradiz o que foi afirmado no mês passado pelo diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Clapper, que estimou que a Coreia do Norte poderia obter plutônio em Yongbyon para abastecer bombas "em questão de semanas ou meses".

O Conselho de Segurança da ONU acaba de aprovar de maneira unânime sanções mais duras à Coreia do Norte por causa de seu teste nuclear.

Entre elas se incluem a inspeção obrigatória de cargas, restrições na exportação de matérias-primas, embargo do comércio de armas leves, proibição de venda ao país de combustível aeroespacial e sanções financeiras sobre indivíduos, entidades e ativos norte-coreanos.