Farc afirmam que roteiro para resolver temas pendentes está em debate

Havana, 23 mar (EFE).- Os negociadores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmaram nesta quarta-feira em Havana que neste momento está em discussão sobre a mesa de diálogo uma proposta de roteiro que afirma "compromissos claros e definitivos" para resolver os assuntos pendentes do processo de paz.

O chefe da equipe de paz da guerrilha, "Ivan Márquez", codinome de Luciano Marín Arango, explicou que não foi possível cumprir o prazo de 23 de março para assinar a paz "porque as exigências lógicas de uma prolongada e complexa guerra assim determinaram".

Segundo "Márquez", esse roteiro estabelece os "momentos concretos" nos quais se resolveriam estes assuntos pendentes, e que esperam estabelecê-lo no próximo ciclo de negociações, que ainda não tem data.

"Estamos delineando o caminho mais propício para avançar na concretização de assuntos cruciais como a anistia, a cessação bilateral de fogo e de hostilidades, o processo de abandono de armas e a execução de ações que garantam a segurança jurídica e a implementação efetiva de todos os compromissos", ressaltou.

Sobre a reunião em Havana, na segunda-feira passada, dos negociadores da insurgência com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, "Márquez" reconheceu sua disposição e sua atitude de "escutar com respeito" uma organização revolucionária.

"Suas reações razoáveis expressaram o ânimo de contribuir para buscar a paz e a normalização da vida colombiana", disse o chefe guerrilheiro sobre o encontro com Kerry.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos