Em visita à Patagônia, família Obama navega pelo lago Nahuel Huapi

Buenos Aires, 24 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família passaram esta quinta-feira na cidade argentina de San Carlos de Bariloche, onde passearam e navegaram pelo lago do parque patagônico Nahuel Huapi.

Obama, sua esposa Michelle, suas filhas Sasha e Malia e sua sogra, Marian Robinson, chegaram às 14h22 (horário local, mesmo de Brasília) a Bariloche em um Boeing 757-200, pertencente à frota presidencial dos EUA, que tinha partido duas horas antes do aeroporto internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires.

Uma hora antes já havia chegado a Bariloche o presidente da Argentina, Mauricio Macri, acompanhado por sua esposa, Juliana Awada, e a pequena filha do casal, Antonia, mas não há informações de um encontro entre ele e Obama.

A família Obama aproveitou o clima do outono austral e um entorno natural privilegiado para passear pelos jardins de Llao Llao, o hotel de luxo onde se hospedou, que está situado a cerca de 25 quilômetros do centro de Bariloche e que já recebeu outros presidentes americanos, como Bill Clinton, Jimmy Carter e Dwight Eisenhower.

Depois, cruzaram a Puerto Pañuelo para subir na embarcação Modesta Victoria, que recentemente completou 75 anos, e navegar pelo lago Nahuel Huapi, situado dentro do parque nacional de mesmo nome.

Durante sua visita, o presidente americano teve que passar por um protesto de grupos kirchneristas, mapuches e estudantes que, segundo informou a agência oficial "Télam", tentaram interceptar a passagem da comitiva, o que provocou a intervenção das autoridades policiais.

Os manifestantes eram alguns dos que participaram de manhã na passeata em homenagem às vítimas da última ditadura, na qual também clamaram contra Obama e os EUA pelo papel desse país no golpe de Estado, na repressão e na organização do Plano Condor entre os governos totalitários do Cone Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos