Neozelandeses votam a favor de manter bandeira com "Union Jack"

Sydney (Austrália), 24 mar (EFE).- Os neozelandeses votaram em favor de manter a bandeira nacional, com a "Union Jack" britânica, frente a um novo modelo projetado com uma folha de samambaia prateada, conforme os resultados preliminares do referendo revelados nesta quinta-feira.

A Comissão Eleitoral informou em comunicado que a consulta popular, que começou em 3 de março, conseguiu 56,6% de apoios à insígnia atual, contra os 43,2% para a nova proposta. Mais de 2,1 milhões de neozelandeses, 67,3% dos aptos a votar, participaram do referendo, cujo resultado final será conhecido na quarta-feira da semana que vem.

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, promoveu o longo processo de consulta para a mudança de bandeira, que custou US$ 17,4 milhões, e que começou há alguns meses. Em sua opinião, e na dos que apoiam a mudança, a atual bandeira se confunde com a da Austrália e representa o passado colonial do arquipélago. Contra estão que pensam que a bandeira vigente faz parte da história da Nova Zelândia, incluindo a memória dos soldados falecidos em várias guerras.

A atual bandeira neozelandesa é azul e tem no canto superior esquerdo a "Union Jack", que combina os cruzamentos dos santos padroeiros da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Além disso, tem quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam a constelação Cruzeiro do Sul.

O desenho alternativo, criado por Kyle Lockwood e selecionado em dezembro após outra votação entre cinco propostas, consiste em uma folha de samambaia prateada, símbolo maori do país, com fundo azul e preto, e quatro estrelas vermelhas que formam o Cruzeiro do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos