Sanders vence caucus democrata do Havaí

Washington, 27 mar (EFE).- O senador Bernie Sanders, pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, foi o grande vencedor das prévias deste sábado ao superar sua rival, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, por ampla margem nos caucuses (assembleias populares) realizados nos estados de Havaí, Alasca e Washington.

No Havaí, onde havia 25 delegados em jogo, Sanders se impôs com enorme vantagem ao obter 71% dos votos contra 29% de Hillary, segundo os veículos de imprensa americanos.

No Alasca, que tinha 16 delegados em disputa, Sanders obteve 82% dos votos, contra 18% de Hillary, enquanto em Washington, cuja maior cidade é Seattle, e que distribui 101 delegados, o senador superou sua adversária por 73% a 27%.

A vitória nesses três estados é fundamental para dar novo impulso à campanha de Sanders para as próximas primárias, que acontecerão no meio-oeste e no nordeste do país em abril, mas Hillary continua sendo a favorita.

Apesar de Sanders ter sido o grande ganhador deste sábado e de ter conseguido reduzir a diferença no número de delegados, a vantagem para Hillary ainda é muito grande.

Com a apuração atual, a ex-primeira dama soma 1.228 delegados em voto popular e 469 "superdelegados", funcionários eleitos que votam na Convenção Nacional do partido em julho, enquanto Sanders tem 947 delegados e 29 "superdelegados".

No entanto, como ainda não foram concluídas totalmente as apurações em Washington, Alasca e Havaí, espera-se que os caucuses deste sábado aumentem de maneira considerável o número de delegados de Sanders, que na última semana também saiu vitorioso nos estados de Idaho e Utah.

Os democratas farão nova reunião eleitoral no próximo dia 5, em Wisconsin, onde os pré-candidatos disputarão 86 delegados, A estratégia de Sanders, no entanto, é chegar ainda com chances na primária da Califórnia, que acontece em junho, onde 475 delegados estarão em jogo, o maior número entre todos os estados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos