Topo

Novo conselho eleitoral é nomeado para organizar novamente eleições no Haiti

30/03/2016 12h21

Porto Príncipe, 30 mar (EFE).- O presidente interino do Haiti, Jocelerme Privert, nomeou oficialmente nesta quarta-feira os nove membros do novo conselho eleitoral, que terá a missão de continuar o processo eleitoral e concluir a eleição do próximo presidente do país caribenho.

A nomeação aconteceu um dia depois da instalação do governo provisório do primeiro-ministro, Enex Jean Charles, e após uma reunião do conselho de ministros, que terminou já de madrugada.

O novo conselho eleitoral tem menos de um mês para organizar o segundo turno da eleição presidencial, marcada para 24 de abril, segundo o acordo assinado entre o parlamento e o ex-presidente Michel Martelly, cujo mandato terminou em 7 de fevereiro sem a eleição de seu sucessor por causa da crise política.

O novo órgão eleitoral é formado por representantes dos mesmos setores que faziam parte do antigo conselho.

A crise política no Haiti começou com o adiamento da eleição presidencial e terminou em 14 de fevereiro com a nomeação do titular do Senado, Jocelerme Privert, como presidente interino.

O segundo turno deveria ter acontecido em 24 de janeiro, mas foi adiado dois dias antes pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP) devido à deterioração da segurança e às ameaças de morte contra quase todos os membros desse órgão.

O primeiro turno foi realizado em 25 de outubro de 2015 e os candidatos mais votados foram o governista Jovenel Moise e o opositor Jude Celestin, que rejeitou esses resultados por considerá-los fraudulentos.

Celestin anunciou que não participaria do segundo turno, previsto para 27 de dezembro, o que contribuiu para que o CEP tomasse a decisão, também naquela ocasião, de suspender o pleito.