Venezuela anuncia passo histórico entre governo colombiano e guerrilha do ELN

Caracas, 30 mar (EFE).- A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta quarta-feira um "passo histórico" durante o encontro em Caracas entre funcionários do governo da Colômbia e membros da guerrilha Exercito de Libertação Nacional (ELN), no qual deve ser divulgado o início de um processo formal de diálogo.

"Aqui estamos na Venezuela comprometidos definitivamente com a paz da Colômbia dando um passo histórico que trará felicidade à Colômbia, à Venezuela, à região e à comunidade internacional", disse Rodríguez aos jornalistas antes de dar início à reunião na Casa Amarilla, sede da chancelaria venezuelana.

A chanceler acrescentou que a Venezuela se envolveu nesta tarefa "também pela orientação histórica do comandante Hugo Chávez, comprometido com a paz da Colômbia", assim como seu sucessor como chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro.

"Aqui estamos lavrando a paz de nosso país irmão", ressaltou Rodríguez.

A expectativa é que o governo colombiano e o ELN anunciem hoje, em Caracas, o início de um processo formal de diálogos de paz, mas as negociações ocorrerão provavelmente em Quito, onde nos dois últimos anos aconteceram pelo menos sete reuniões de "contatos exploratórios" para iniciar uma negociação.

Em junho de 2014 o governo e o ELN anunciaram que em janeiro desse ano iniciaram os "contatos exploratórios" para abrir uma negociação de paz e dois meses depois o presidente do Equador, Rafael Correa, revelou que seu país tinha acolhido essas reuniões. EFE

nf/rsd

(foto)(vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos