Fidel Castro participa do encerramento do 7º Congresso do Partido Comunista

Em Havana

  • AP/Ismael Francisco

O líder cubano Fidel Castro participou nesta terça-feira (19), ao lado de seu irmão, o presidente Raúl Castro, do encerramento do 7º Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC, único), onde foi recebido com uma salva de palmas, de acordo com a imprensa oficial da ilha.

Após três dias de reunião, o encontro do PCC será finalizado hoje, quando será divulgada a composição da direção do partido. Segundo agências oficiais cubanas, os quase 1.000 delegados e 280 convidados ficaram de pé e gritaram o nome do ex-presidente cubano, quando Fidel Castro entrou na sala.

Esta é a segunda vez que Fidel Castro, de 89 anos e afastado do poder desde 2006, aparece em público este mês, depois que no último dia 7 ele participou de um tributo à Vilma Espín, esposa de Raúl, falecida em 2007 e considerada uma das heroínas da Revolução.

No 7º Congresso dos comunistas cubanos, que começou no sábado passado, a militância aprovou, entre outros assuntos, os documentos sobre o andamento do plano de reformas iniciado há cinco anos, o plano econômico até 2030, assim como o Relatório de Raúl Castro, no qual propôs limites máximos de idade para integrar os órgãos de governo do PCC e encaminhar um substituto.

O encerramento do encontro coincide com a data em que é lembrado o 55º aniversário da vitória de Cuba após 72 horas de enfrentamentos com forças financiadas pelos Estados Unidos que invadiram a Baía dos Porcos, destacada na ilha como a primeira derrota do império na América Latina.

O Congresso aconteceu a portas fechadas e sem qualquer tipo de acesso à imprensa estrangeira credenciada no país caribenho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos