Novo terremoto de magnitude 6,1 sacode o litoral norte do Equador

Em Quito

Um novo terremoto de magnitude 6,1 sacudiu na madrugada desta quarta-feira (20) o litoral norte do Equador, a mesma região que foi atingida pelo forte terremoto no último sábado, que matou cerca de 500 pessoas.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), o sismo foi localizado a 25 quilômetros a oeste de Muisme, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Pedernales, considerada o marco zero do terremoto de magnitude 7,8 registrado no sábado.

O hipocentro do tremor de hoje foi localizado a 15,7 quilômetros de profundidade e, aparentemente, não foi emitido um alerta de tsunami.

O sismo, que aconteceu às 3h33 locais (5h33 de Brasília), teve seu epicentro registrado cerca de 73 quilômetros a sudoeste de Propicia e cerca de 214 a noroeste de Quito.

O Equador ainda tenta se recuperar do terremoto e das sucessivas réplicas ocorridas nesta mesma região desde o último sábado, que até o momento deixaram por volta de 500 mortos, mais de 4 mil feridos e 231 desaparecidos.

O tremor inicial afetou um trecho da costa do Pacífico de mais de 100 quilômetros, onde causou danos avaliados inicialmente pelas autoridades em cerca de US$ 3 bilhões.

Ontem mesmo, muitos equatorianos reviveram os duros momentos do terremoto de sábado, quando uma réplica de magnitude 6 voltou a sacudir a região do norte do litoral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos