Topo

Direitista e ecologista lutarão pela presidência da Áustria no segundo turno

24/04/2016 13h35

Viena, 24 abr (EFE).- Norbert Hofer, o candidato do partido ultranacionalista populista FPÖ, venceu neste domingo o primeiro turno das eleições presidenciais da Áustria com 35,3% dos votos e enfrentará no segundo e decisivo turno, marcado para 22 de maio, o candidato ecologista Alexander Van der Bellen.

Segundo a mais recente projeção da televisão pública "ORF", com uma margem de variação de um só 1 ponto percentual e após a apuração de 71% dos votos, Van der Bellen foi segundo com o 21,3%, diante da candidata independente Irmgard Griss, com 18,9%.

Pela primeira vez na história da Áustria, os candidatos da atual coalizão de governo, formada pelo partido social-democrata SPÖ e o democrata-cristão ÖVP, ficaram fora do segundo turno.

O candidato democrata-cristão Andreas Khol foi quarto com 11,2%, diante do social-democrata Rudolf Hundstorfer, com 10,9%.

No passado, os candidatos dos dois grandes e históricos partidos políticos do país costumavam superar juntos 80% dos votos nas eleições presidenciais.

A presidência austríaca é um cargo mais bem protocolar ee sem poderes executivos, como representante do país no exterior, embora também tenha alguns poderes concretos como o de dissolver o parlamento, destituir o governo e ser o comandante-em-chefe do Exército, entre outros.

A clara vitória de Hofer contradiz todas as pesquisas das últimas semanas que indicavam que Van der Bellen era o principal favorito para ganhar estas eleições.

O eurocético, xenófobo e populista partido FPÖ aparece nas pesquisas de intenções de voto como a força mais apoiada do momento, com mais de 30%.

Por isso, as eleições de hoje eram vistas como um termômetro do apoio popular do FPÖ e dos dois partidos governantes.