Topo

Centro de acolhimento de imigrantes na ilha de Lesbos é palco de confrontos

26/04/2016 14h07

Atenas, 26 abr (EFE).- Um confronto se originou no centro de acolhimento de imigrantes em Moria, na ilha grega de Lesbos, onde grupos de refugiados menores de idade exigem deixar o acampamento.

Os enfrentamentos começaram na seção do centro onde residem os menores não acompanhados, segundo informou a polícia à Agência Efe, que abriram um buraco na cerca que os separa do resto dos imigrantes para exigir sua libertação.

A polícia não confirmou oficialmente que haja feridos ou detidos, embora em redes sociais tenham sido divulgadas imagens nas quais é possível ver pessoas sendo transportadas sobre cobertores e um incêndio provocado pelos internos.

Informações nas redes sociais falam também do uso de gás lacrimogêneo por parte da polícia, fato que o porta-voz policial não confirmou.

"Os enfrentamentos continuam, por enquanto não tenho mais informação", disse o representante da polícia.

Moria, que se transformou em centro de acolhimento após o início do acordo de imigração entre a União Europeia e Turquia, acolhe atualmente mais de 3 mil pessoas.

O ministro de Migração grego, Yanis Muzalas, visitou hoje Moria, onde foi hostilizado pelos refugiados, que também lançaram garrafas de água contra ele.

A polícia local garantiu que a visita do ministro não foi a causa destas tensões, que ocorrem há muito tempo.

Além disso, hoje foram retomadas as deportações: 13 pessoas saíram de Lesbos e cinco da ilha de Quíos.

Estas 18 pessoas foram deportadas hoje, embora a princípio a saída da embarcação tenha sido atrasada devido às condições meteorológicas.

Trata-se das primeiras deportações depois que há duas semanas foram devolvidas à Turquia 325 pessoas em dois rodízios.