Topo

Banco central chinês inicia "plano de contingência" perante "brexit"

24/06/2016 10h46

Pequim, 24 jun (EFE).- O Banco Popular da China (banco central chinês) anunciou nesta sexta-feira que iniciou um "plano de contingência" para minimizar os efeitos na segunda economia mundial da saída do Reino Unido da União Europeia, após o referendo realizado nesta quinta-feira.

"Tomamos nota da reação dos mercados financeiros depois que fosse anunciado o resultado e pusemos em prática um plano de contingência", antecipou a autoridade monetária chinesa em comunicado.

O banco central do gigante asiático se comprometeu a utilizar sua política monetária para manter a liquidez do sistema financeiro "em volumes adequados e razoáveis" e preservar a estabilidade financeira.

O ente emissor chinês disse que "melhorará" seu regime cambial baseado no mercado para garantir que a taxa de câmbio de sua moeda, o iuane, se mantenha em taxas "basicamente estáveis e em um nível adaptativo e de equilíbrio".

Além disso, afirmou que "melhorará sua política de comunicação e sua coordenação" com os bancos centrais, as autoridades monetárias e as principais organizações financeiras internacionais.