Federica Mogherini garante que UE seguirá sendo "ator forte" e "força de paz"

Bruxelas, 24 jun (EFE).- A alta representante da União Europeia para a Política Externa, Federica Mogherini, afirmou nesta sexta-feira que, apesar da decisão dos britânicos pela saída do Reino Unido da União Europeia, o bloco continuará sendo um "ator forte" em nível mundial e uma "força de paz".

"A União Europeia seguirá sendo um ator forte e um parceiro de confiança para nossos amigos no mundo todo. Continuaremos atuando como uma força de paz, um fornecedor de segurança e um firme partidário da cooperação internacional e do multilateralismo", declarou ela em comunicado.

A política italiana reconheceu que os cidadãos britânicos tomaram uma decisão que, "por mais que lamentemos, respeitamos".

"Por isso devemos avançar sobre a base de nossos valores e interesses compartilhados e trabalhando pela segurança e o bem-estar de nossos cidadãos, a inclusão e resiliência de nossas sociedades e um mundo mais justo e cooperativo", afirmou.

Federica ressaltou que "a desvinculação não é uma opção", mas que "também não se pode continuar como se nada tivesse acontecido".

"Nossa União é a melhor maneira de responder às necessidades e aspirações de nossos cidadãos e isto requer uma profunda reflexão sobre como alcançá-lo de maneira efetiva", considerou.

Em sua opinião, uns "tempos difíceis pedem maior liderança e resolução, e ainda maior unidade".

"A união nos propósitos é nossa força, e nossos cidadãos, e o mundo inteiro, necessitam uma União Europeia forte como nunca", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos