Topo

S&P adverte que Reino Unido perderá qualificação de crédito triplo A

24/06/2016 09h57

Londres, 24 jun (EFE).- A agência de qualificação Standard & Poor's advertiu nesta sexta-feira que o Reino Unido perderá sua qualificação de crédito de triplo A depois do resultado do referendo a favor da saída da União Europeia (UE).

De acordo com S&P, o país não manterá a máxima nota de solvência e responsável global de risco da agência, Moritz Kraemer, afirmou que o rating AAA "é insustentável dadas as circunstâncias".

Ele fez a declaração ao jornal britânico "Financial Times".

Outras agências de qualificação como Fitch e Moody's já tinham tirado a triplo A do Reino Unido para a dívida soberana antes de começar a campanha pelo plebiscito, embora a Standard & Poor's tivesse apostado em uma vitória da permanência no bloco comunitário.

A Moody's indicou no mês de abril que o "brexit" minaria a confiança, o investimento e a atividade econômica no país, além disso que teria um impacto negativo nas financias públicas.

A agência considera que a saída da UE "dará lugar a um período prolongado de incerteza que terá efeito sobre o desempenho econômico e financeiro do país".